17-10-24_12-40-52_luto_logotipo.svg

Área do Associado


Dia dos Pais: 40% dos consumidores devem gastar mais do que em 2023

Por Diário do Comércio em 08/08/2024 16:01


A previsão do tempo alerta para o clima frio no Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (11/08). Já no comércio, as expectativas são mornas, com possibilidade de melhora nas vendas, conforme apurou o Diário do Comércio em conversas com lojistas do Centro da capital paulista.

Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) feita com 885 consumidores constatou que 40,6% desse total de entrevistados pretendem presentear na data, sendo que 40% desse grupo planejam gastar mais do que em 2023.

Dentre os consumidores que planejam gastar mais, 70,8% têm a intenção de gastar entre R$ 50 e R$ 300. É o caso de Júlia Albuquerque, que aproveitou a ida ao Centro para comprar uma bermuda para o seu pai, com a meta de gastar, no máximo, R$ 150.

A expectativa da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é que os segmentos do varejo mais procurados pelo consumidor no Dia dos Pais, como os de vestuários e calçados, perfumaria e eletrodomésticos, faturem R$ 24,8 bilhões no estado de São Paulo em agosto, alta de 1,6% sobre igual período do ano passado. Na capital paulista, a alta esperada para o faturamento é de 2,7%.

No Centro da cidade de São Paulo, os lojistas apostam em liquidações para atrair os consumidores. A loja de vestuário Spielberg, por exemplo, espera alta de 70% nas vendas de Dia dos Pais e tem investido em descontos e promoções, como "compre uma, leve duas".

Segundo Roger Dias, subgerente da Spielberg, o movimento na loja melhorou significativamente nos últimos dias, principalmente com o aumento de fluxo da rua 25 de Março. A expectativa do subgerente é de que o número de consumidores cresça ainda mais a partir desta quinta-feira.

Antônio Silveira, gerente da Clovis Calçados da rua Direita, espera um crescimento de 10% nas vendas do Dia dos Pais. Ele destacou que os tênis são os presentes mais procurados na loja nesta época devido às incertezas do clima, que têm deixado os consumidores indecisos.

Essas incertezas, segundo Silveira, têm impactado até mesmo a dinâmica das lojas, que estão diariamente alterando as vitrines, colocando peças estratégicas de acordo com a temperatura para atrair os consumidores.

OS PRESENTES PREFERIDOS

Pelo levantamento da ACSP, entre as escolhas de presentes, 39,8% dos consumidores pretendem comprar roupas, calçados e acessórios, enquanto 30,2% planejam comprar perfumes e 11,6%, relógios.

Esse cenário já é observado por Katiane Carvalho, líder de complementos na loja Torra Torra da rua Direita, que espera um crescimento de 30% nas vendas de Dia dos Pais. “Há uma melhora no fluxo de consumidores durante o horário de almoço”, comenta Katiane.

Na rua São Bento, a loja O Boticário espera um crescimento entre 40% e 50% nas vendas de Dia dos Pais em relação a 2023, segundo Michele Bezerra, líder da loja.

Segundo ela, o movimento ainda está morno porque muitos consumidores aguardam o pagamento, mas espera uma melhora no fluxo nos próximos dias. Entre os produtos mais procurados na loja estão itens de barbear e hidratantes, por serem mais acessíveis.

25 DE MARÇO

No maior shopping a céu aberto de São Paulo, a rua 25 de Março, a projeção de crescimento das vendas no Dia dos Pais é de 5%, de acordo com Jorge Dib, proprietário da Depósito de Meias São Jorge e Diretor da União dos Lojistas da 25 de Março e Adjacências (Univinco).

A expectativa de Dib é de que as vendas melhorem a partir de quinta-feira. Ele ainda lembra que a 25 oferece diferentes possibilidades de presentes, de acessórios até almoço especial no Mercado Municipal de São Paulo (Mercadão SP).

Intenção de Compras de Dia dos Pais – Estado de SP (%)

Categoria Pretendem Comprar Dinheiro/Cartão PIX Parcelado
Roupas, calçados e acessórios 39,8% 42,0% 25,3% 32,7%
Perfume 30,2% 51,7% 21,3% 27,0%
Relógio 11,6% 66,3% 18,3% 15,3%
Almoço em restaurante 15,9% 66,3% 27,0% 6,7%
Chocolate/Bombom 10,3% 83,4% 13,8% 2,7%
Celular 9,9% 46,6% 9,3% 44,1%
Caneca 11,5% 60,6% 21,8% 17,6%
Caixa de ferramentas 7,0% 49,8% 23,9% 26,3%
Livro 7,2% 62,7% 27,4% 9,9%
Barbeador elétrico 6,3% 33,6% 36,2% 30,2%
Cesta de café da manhã 9,7% 56,5% 31,3% 12,1%
Bebidas (Uísque, Vodca, Vinho, Cerveja Artesanal, etc) 6,3% 71,2% 6,6% 22,2%
Pedido de delivery de almoço/de uma refeição 6,1% 35,8% 51,8% 12,4%
Computador/Notebook/Tablet 3,4% 38,3% 26,3% 35,4%
Viagem 3,9% 49,5% 15,6% 34,8%
Espuma para barbear 3,9% 76,7% 7,8% 15,5%
Televisor 5,1% 55,7% 12,1% 32,2%
Óculos de sol 4,3% 49,7% 29,6% 20,7%
Caixinha de som 4,8% 53,8% 25,4% 20,7%

Fonte: ACSP/PiniOn.

 

FORMAS DE PAGAMENTO

Dinheiro, cartão de débito e Pix dividem a preferência dos consumidores para pagar as compras na data. Por outro lado, poucos indicaram a opção pelo parcelamento.

Para Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, “a menor disposição dos consumidores em realizar compras parceladas pode estar relacionada aos juros elevados, em um contexto de elevado endividamento familiar.”